Evento no HGRS reuniu 275 profissionais e estudantes no último sábado

O mês de novembro é marcado por importantes acontecimentos. E o dia 8 de novembro é um deles. Nesta data é comemorado o Dia do Técnico e do Tecnólogo em Radiologia e, para celebrar a profissão, o Conselho Regional de Técnicos e Tecnólogos em Radiologia da 8ª Região realizou, no último sábado (24), no auditório do Hospital Roberto Santos (HGRS), o II Encontro dos Profissionais das Técnicas Radiológicas. Participaram do evento 275 pessoas, entre profissionais, estudantes, professores e coordenadores de cursos de todo o Estado da Bahia.

A organização do evento ficou sob responsabilidade total do CRTR-08, que planejou o encontro há mais de 40 dias, superando problemas de localização. “Inicialmente faríamos o evento no dia 8 de novembro. Porém, Salvador ainda carece de locais para essas atividades. Mas com o apoio do HGRS confirmamos o evento aqui sem custos para o Conselho. Isso foi muito importante para nós. Planejamos tudo cedo e tivemos a condição de adaptar a programação e saiu tudo como o tínhamos pensado. Foi um pequeno teste para 2020, quando sediaremos o III Encontro Norte-Nordeste“, disse a TNR Maria do Amparo, presidente do CRTR-08.

A abertura do evento contou com a apresentação dos dançarinos Monalisa de Jesus e Henrique Neri, estudantes do Centro Tecnológico Sete. Através da dança eles representaram a cultura baiana e lembraram o Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. Após a abertura do evento foi dado início ao ciclo de palestras.

PALESTRAS

Pela manhã, a primeira palestrante foi a enfermeira Meire Neves, que falou sobre a atuação da equipe de saúde no controle da infecção cruzada no ambiente hospitalar. A profissional levou dados e informações de suma importância a proteção dos TR e TNR no exercício da função.

O segundo palestrante foi o TR Eduardo lyra, presidente do CRTR-9 (Goiás e Tocantins). Ele apresentou detalhes sobre fatores técnicos na tomografia de litíase renal para a plateia. Na sequência a TR Cleide Pereira, especialista em docência e ensino superior, falou sobre docência na radiologia e o desafio dos estudantes na busca pelo conhecimento e avanço profissional.

O ciclo de palestras da manhã foi encerrado pela TR Carla Alexandrino, especialista em radioterapia, que abordou a radioterapia no tratamento do câncer de próstata e o papel dos TR e TNR nos procedimentos.

MAIS PALESTRAS

Na parte da tarde as palestras continuaram. O TNR Valber Santana, representante da empresa Maxim, falou sobre a radiologia industrial e as oportunidades do mercado de trabalho para o profissional especializados na área. Ele trouxe informações importantes sobre o desenvolvimento do setor no Estado da Bahia, a chegada de novas empresas e possibilidades de contratação.

A TNR Daniela Ribeiro abordou o Código de Ética Profissional, as redes sociais e responsabilidades do TR e do TNR na conduta, mostrando exemplos e estudos de caso sobre o tema. O TR Marcello Carlos, presidente do CRTR-4 (Rio de Janeiro), palestrou sobre a realização de exames de ressonância magnética em pacientes claustrofóbicos, um assunto que chamou a atenção de todos na plateia pela especificidade e papel do TR e do TNR em resguardar a integridade física do paciente no exercício profissional.

Os debates não poderiam deixar de abordar o aspecto jurídico. O advogado Jacinto Souza, assessor jurídico do CRTR-08 palestrou sobre o impacto da reforma trabalhista nos conselhos de classe. O ciclo de palestras foi finalizado com a apresentação do técnico em radiologia Newdyson Borges, que falou sobre o controle de qualidade em imagens radiográficas.

TRABALHO

Num total, o evento contou com mais de 10 horas de atividades, envolvendo todos os setores do Conselho. Os colaboradores do órgão estiveram presentes na recepção e organização das atividades. Para a TNR Maria do Amparo, o encontro foi um sucesso. “Foi um sucesso porque trabalhamos muito para oferecer aos profissionais e estudantes um momento de discussão rico. Provamos mais uma vez que, com muita dedicação, podemos avançar na gestão do órgão, promovendo eventos de cunho científico e, como manda a Lei, fiscalizando o exercício profissional em todo o estado. Estamos muito felizes pelo evento de hoje e todos os envolvidos estão de parabéns”, declarou.

A TNR Edileide Andrade ressaltou a importância da realização do evento para os profissional da área. “Já trabalhei com raio-x, com ressonância magnética e possivelmente vou trabalhar com a tomografia. O seminário trouxe bastante conhecimento pra gente e isso é muito importante para o desenvolvimento do trabalho. A gente fica ciente sobre algumas coisas, principalmente as que acontecem no meio da nossa área e que ficam em oculto. Então pra mim é muito importante esse aprendizado”, disse a profissional.

Marcelo Carlos, presidente do CRTR-4, comentou sobre a relevância da troca de experiências entre os conselhos. “Vindo do Rio de Janeiro a gente traz conhecimento das nossas fiscalizações, o que nós temos aplicado lá na região, ao qual nós já conversamos com a diretoria do regional. Aprendemos também um pouco do que eles estão fazendo aqui. Enfim, essa é uma troca incrível que vem acrescentar muito, tanto aos estudantes quanto aos profissionais”, comentou o presidente.

RECONHECIMENTO

Para o professor Amarílio Araújo, que veio do município de Morro do Chapéu na Bahia, os temas abordados nas palestras foram importantes para o aperfeiçoamento dos estudantes e profissionais. “Tivemos a oportunidade de ver palestras muito ricas, com temas bastante interessantes. Eu tenho certeza que os alunos, não só os meus, mas os demais alunos e os já formados, sairão daqui muito satisfeitos por que foi um evento muito rico”.

Ele também destacou a atuação do atual conselho. “Hoje nós temos uma diretoria muito atuante, uma diretoria que está próxima dos profissionais. Essa mesma diretoria já esteve duas vezes em nossa cidade. Então, hoje a gente percebe que o conselho sai do escritório e vai até as instituições para que façam parcerias e tenham um vínculo muito mais forte”, comentou.

Além da oportunidade de ouvir palestras de profissionais renomados na área durante a programação, os participantes ganharam vários prêmios que foram sorteados, entre eles bolsas de estudos com 50% de desconto para cursos técnicos de radiologia e vários livros da área.

FILANTROPIA

A inscrição no evento foi gratuita, mas a organização solicitou aos participante a doação de 2kg de alimento não-perecível para ser doado a uma instituição filantrópica sediada em Salvador, que ainda será escolhida e divulgada pelo colegiado do Conselho. No total foram arrecadados mais de 300kg de mantimentos, entre arroz, feijão, macarrão, entre outros.

Acesse a galeria de imagens no link: https://bit.ly/2r68d9N
Veja o filme do evento no link: https://bit.ly/2Bz2hw7

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*